
Sobre Obrigados eu e Obrigados você
Uma pergunta que eu sempre me fazia era se a gente agradecia dizendo obrigado ou obrigada. Daí que um dia a gente foi jogar bola lá no Cristino, e no barzinho depois do jogo eu disse pro carinha que deixou a calabresa, muito delicadamente: ‘Obrigada.’ Então o pai do meu amigo que levava a gente falou: ‘É obrigado Lemão! Cê num é moça’. Até que enfim alguém me disse como proceder. A partir daí eu entendi que meninos diziam obrigado. Até aí eu devia ter uns oito, nove anos.
Mais pra frente eu comecei a me perguntar porque tem pessoas que respondem Obrigado Eu e outras respondem Obrigado Você. Até hoje as pessoas me respondem dos dois jeitos. E é interessante a entonação das pessoas dizendo obrigado. Muitas dão um obrigado tão chocho que não precisava nem se dar o trabalho. É igualmente interessante como o sorriso das pessoas fazem par perfeitos com seus respectivos obrigados. Tem as pessoas que dão um sorrisão exagerado, outras que dão um sorrisinho simpático. Além do par obrigado-sorriso, às vezes vem alguma outra palavrinha que completa a sentença, como ‘Muito obrigado’, e o mais recorrente ‘Obrigado viu’. Agora veja como decifrar o que se esconde por trás das palavras desses hipocondríacos. Já tava com saudade de usar a análise do discurso.
Muito obrigado. Quando o cidadão diz só ‘muito obrigado’ ele só está sendo educado. Nesse caso não é necessário sorriso de nenhum tipo. Porém o uso do ‘muito’ dá licença pra ele não precisar sorrir, afinal ele está muito agradecido e isso basta.
Brigadão. É do tipo bem simpático geralmente usado por jovens senhoras. O sorriso que acompanha esse também é do tipo bem simpático. Ainda tem a derivação quando elas esticam o brigadãaaao, pra serem mais simpáticas com o rapaz da farmácia. Pode ou não vir completado com fofo, moço, fera, parcero.
Brigáaado. Esse é outra derivação do brigadão. A diferença é que ela não pretende olhar muito pra sua cara. Geralmente a jovem senhora nessa caso, pega a sacolinha vira e vai fazer o que tava fazendo antes daquela buzinadinha.
Obrigado viu. Esse é talvez o mais usado. Ele geralmente não acompanha sorriso e quer dizer ‘saiba que eu estou agradecido por você ter me trazido o que eu precisava.’
Agradecido. Esse era usadão na época dos tílburis do Machado de Assis, mas tem uns dinossauros que ainda gostam dele.
Valeu. Esse é bem moderninho, usado por pessoas pós 86.
Thanks. Esse eu nunca ouvi.
Daí tem os complementos que enriquecem os Obrigados, como por exemplo o ‘Cuidado com essa moto eim menino!’ da dona Irene. Aliás, uma vez ela perguntou meu nome, e depois disse com uma carinha toda orgulhosa: “Ah, agora eu não esqueço mais. Jorge era o nome do meu pai”. Depois eu fiquei pensando se um dia eu terei uma filha que um dia vai dizer, toda orgulhosa, que Jorge era o nome do seu pai.
Mas continuando o complementos dos Obrigados, tem um também que eu acho o maior de todos, que é quando a pessoa te fala ”Obrigado viu, bom trabalho”. Essa realmente é aquela que sente a tua dor. E é quando eu vou embora mais completo.
.
9 comentários:
Obrigada por postar, viu, bom trabalho amanhã.
você esqueceu do gracias e do ''gradecida''.
Que falta de assunto hein. hahahahaha
adoreiiii
Hm.Falo quase todos.
Entrei em uma crise existencial.Talvez eu não seja um estudante de designer.Talvez eu seja uma jovem senhora.
Thanks.
Ps.: Talvezzz o cara só queria concordar o "brigada" com o substantivo feminino calabresa.Vai saber.Ou ele queria assumir nova identidade.
O valeu é usado por pessoas de 85 tb... ¬¬
E eu uso thanks! Mas só de vez enquando...rs
Sobre o "Depois eu fiquei pensando se um dia eu terei uma filha que um dia vai dizer, toda orgulhosa, que Jorge era o nome do seu pai."... talvez ela diga, mas dificilmente na fase da adolescencia, pq neste periodo ela provavelmente irá detestar vc... (nada pessoal, é claro!)
Beijos.
engraçado que o cara que despreza as ciências sociais faz verdadeiros tratados sociológicos no próprio blog. hahahaha
(eu me refiro mais ao post abaixo desse, mas esse aqui quanto uma atitude social - o agradecimento verbal - também não deixa de ser)
Aos 20 anos, o Georgio descobri se o correto é "obrigado eu" ou "obrigado vc".... Vamos lá!Obrigado é a abreviação de " eu me sinto obrigado a retribuir", logo, vc diz "obrigado eu". Tá certo, Georgio?
sobre o comentário acima, sim, obrigado é a abreviação de "eu me sinto obrigado a retribuir" [a você]
portanto, nada de errado com o "obrigado você"?
Postar um comentário