
O vestibular é uma oportunidade praticamente obrigatória de se fuder com data marcada. Ele foi o meu maior trauma do colegial, e se ainda não foi o seu, pior pra você. Meu segundo colegial foi uma das épocas de escola mais da hora, porém eu não voltaria no tempo pra viver ele de novo, justamente por causa da neurose que é o vestibular, nesse lugar onde não tem universidade pública pra todo mundo. Mas acalmem-se, eu não vou manifestar aqui meu desejo secreto de ir pra Massachussets. Afinal, meus segredos e planos secretos são secretos.
Porque existe o vestibular? Porque não tem facul pra todo mundo. Alguns especialistas em Educação dizem que o problema do não-sistema educacional brasileiro está na educação básica. É bem verdade, mas em algum momento do raciocínio deles passa a questão que supõe que, com educação básica de qualidade o sujeito será capaz de passar no vestibular. Eeer! O vestibular em si não é o problema. Ele é só o reflexo de um problema maior, que é o número insuficiente de universidades públicas pra todo mundo. Dar Universidade pra todo mundo resolve o problema? Se não resolver, pelo menos inverte uma lógica que é crucial nessa sociedade capetalistinha que é a nossa. Evidente que a educação básica precisa ter seus anseios atendidos, pra ter qualidade de fato, mas isso é consenso, meu objeto aqui é a grande merda impressa do vestibular.
Os mais xiitas insistem que essa reformulação toda no Enem e nos vestibulares das públicas não muda nada, porque vão continuar entrando os melhores, visto que não se aumentou o número de vagas. É bem verdade. Mudar o vestibular de formato não resolve se não aumentar o número de vagas: independente do jeitão da prova vai continuar entrando os mais espertos.
Porém, o que esses cabras não compreendem é que o vestibular tem se tornado cada vez mais preocupação das séries mais iniciais. É sabido de todos que depois da quinta série já sentem o clima de cobrança do vestibular, e isso no fim das contas vai refletir nas costas largas do professor. Conclusão: não é só mais o ensino médio que se organiza em virtude do vestibular, o ensino fundamental também já está assim. Cada dia mais o conhecimento transmitido nas salas de aula estão vinculados à lógica do vestibular. E qualé essa lógica? É justamente não ter lógica.
Sem essa de que a burguesia faz isso pra alienar a classe trabalhadora, porque esse discurso é deveras maniqueísta, como se os burgueses fossem monstrinhos maquiavélicos. Mas no fim das contas, o resultado acaba por ser o mesmo.
Os conhecimentos exigidos no vestibulares têm que ser muito difíceis pra serem seletivos, senão todo mundo vai bem, e não é essa a idéia. A lógica é eliminar, selecionar os melhores. Logo, na tara de preparar pro vestibular, o que impera são os conhecimentos que não tem bulhufas a ver com a vida dos reles secundaristas. E é aí que entra o forte do Novo Enem. Olha que perigon eu falando bem do MEC.
Vinculando as questões da prova à reflexão sobre a sociedade e as coisas que acontecem de fato na vida das pessoas reais, essa nova prova subverte a lógica do vestibular enciclopédico. Sim, senhores, o Log foi uma invenção capitalista pra submeter os alunos a uma alienação tal que não os deixasse refletir sobre a opressão de classe.
Se de fato esses novos vestibulares conseguirem romper com essa cultura de decoreba, esse enciclopedismo que só domina quem dorme em cima dos livros, ele já terá cumprido uma grande função, mesmo que não resolva o problema de acesso ao ensino superior.
Amanhã mais mentiras sinceras, beijo
.
6 comentários:
tenta entrar no meu blog depois só pra ver se tá funcionando, per favore?
Concordo com tudo. Vc me fez lembrar dos tempos que eu dormia com os livros e acordava com eles, e o meu namorado (atualmente promovido à noivo) tinha ciúmes... O Vestibular é a pura teoria da conspiração! Porque na verdade ele quer cobrar um ensino médio que não existe! Pra quem estudou a vida inteira em escola pública sabe do que eu to falando, o professor de física passa a fórmula do sorvetão na lousa e depois vai jogar truco com os amigos (e ainda tampa o buraquinho da porta!) bom, enfim, foi mais um desabafo! valeww Jorgee
fudencio
O vestibular é uma oportunidade praticamente obrigatória de se fuder com data marcada.
''capetalistinha'' ehiuehe
cara, torço pra vc na MIT ein!
não sei se vc vai ver esse comentario, mas o q vc acha da nova proposta federal de faculdades publicas virtuais, apenas com encontros ocasionais??
por Ricardo (esposo da Lua)
Postar um comentário