
.
.
Tem tempo que não escrevo nada novo. Lá vai
É sobre um negócio que antes de tudo me diverte, mas também me deixa inconformado, me dá sensação involuntária de desprezo, entre outros.
São os clichês do orkut.
Ter orkut é clichê. Cult é quem não tem orkut! O meu é da época que aquilo parecia mais uma sociedade secreta virtual: você precisava ser convidado pra particpar. Hoje virou necessidade, com adesão ampla, geral e irrestrita.
E os clichês são milhares. Todo mundo comete um ou outro sem querer, querendo, querendo e sabendo que é clichê, que é igual, que virô modinha, e que é a tendência que tá pegando.
O orkut realmente é um fenômeno. As pessoas se mostram oFF-laines no msn mas estão com suas carinhas aparecendo lá, fuçando na vida alheia e na comunidade dos outros. A venda de máquinas fotográficas deve ter quadrimultiplicado depois dessa onda de tirá foto pra por ni álbum. É lei que as fotos mais verdadeiras são tiradas no espelho do banheiro do shopping e com a câmera na frente. Mostrar a câmera é um fator muito importante!
Outro mercado bem movimentado é o de poesias baratas e mensagens de corrente. Não é possível que se proliferem de maneira tão instantânea, inequívoca e infalível. Vocês sabem do que eu estou falando. Aqueles recadinhos de ‘depô’: Amiga, é nóis sempreeee, nossa amizade é a mais verdadeira do mundo! Desde quando a gente se conheceu eu soube que ia ser pra sempre, bla bla bla. Essas merdas assim.
E quando acontece entre pessoas do sexo masculino é assim: Irmaum, ae cê tá ligado, é nóis sempre, Mlki sempre que ce precisá eu vo tá do seu lado, nas correria, lado a lado nóis cumpádi.
E tem os que viram corrente. Quer dizer, nem pra escrever do próprio punho o analfabeto é capaz. Tem aquelas correntes produzidas em escala industrial, que um manda pro outro, e em meia hora meio orkut já ganhou um depoimento ‘novo’. Até onde vai a fidedignidade dessas amizades e amores incondicionais eu não sei.
Não tô questionando se é verdadeiro ou não. Problema de quem escreve e de quem recebe, tal tal. Mas acontece é que o elogio virou mercadoria. É uma competição desvairada, um querendo amar o outro mais que os outros. Os adjetivos tão cada vez mais superlativos: “te amo mais que tudo”, “você foi a coisa mais maravilhosa e perfeituxa que pôde acontecer na minha vida”, “você é a mais linda da extratosfera”.
A onda mais recente é qualquer coisa com 'Mande isso pras suas 5 melhores amigas. Que problemão eim. Você que tem 795 melhores amigos realmente tá numa situação difícil. Mande essa mensagem pras suas melhores amigas, Mande essa mensagem pras pessoas que você mais ama.
E aqui temos outro ponto. Uma vez me falaram que amor em grego tem cinco palavras diferentes. Cada uma significa um tipo de amor. Ora, esses gregos sabem das coisas. Nós nem tanto. Se você for dar uma olhada no orkut das pessoas que você andou adicionando, vai constatar que elas amam, inequívoca, desesperadamente e com a maior força da vida delas: o cachorro, a mãe, o namorado, o namorado da irmã, a namorada do amigo, o cara que ela acho gatinho, entro no orkut dele, ele retribuiu a visita e disseram coisas um pro outro que os dois também já estão cansados de ouvir de todo mundo. Você ama, da mesma maneira, a sua namorada, seu cachorro, sua mãe e sua avó? Então pára de usá palavra com essa facilidade, caralho!
Ah num sei que, cê vai hoje, não, me liga, te amo.
Ah eu lembro, quarta série né, puts tempo boom meu, a gente se fala, te amo.
Ah é, nas próximas férias acho que a gente vai de novo, vc é o Leandro né? te amo.
Piadas internas são outra tendência em depoimentos: "Ai jée, se aquela bolinha vermelha falasse eim aspkoikasakosipkaoskiaksao!"
Quanto mais interna a piada, quanto menos pessoas entenderem ela, mais amigo da pessoa você é.
É sempre assim, todo mundo quer provar pros outros que ama mais que todo mundo, que é a mais amiga, que é a namorada mais ‘peeer’, e é aí que surge outra tendência: a tal do ‘Sem palavras’.
Né. É tão imensurável essa paixão toda que não se tem palavras! "Sem palavras amigo".
Cuidado. A próxima tendência do orkut pode ser você.
Beijos, me mayspeiça.
_______________________________________



