Ó, primeira vez que eu faço um post motivado por um tweet, acho que estou irrecuperavelmente pós-moderno. Mas como disse [escreveu] Marx na Ideologia Alemã, "Os tweets e posts se relacionam dialeticamente na contradição da prática social real" (Marx, 1978, p.67). Eu já escrevi em outros tempos sobre o poder do adjetivo, na ocasião dizia eu da potencialidade foderoza de "braços castos", etc. Agora a verborragização caminha em sentido parecido. #parnaziando
Foi quando eu porventura usei a palavra Porventura e achei demasiado puta legal. Porque é loco, eu já vi o Amarante explicando em algum lugar [da internet, evidente] o porquê do nome Ventura no 3º disco do Los Hermanos. Dizia ele que Ventura pode significar sorte ou destino, acaso. Até mesmo porque a própria palavra Sorte pode significar boa sorte ou acaso! Não é à toa que é do mesmo Rodrigo Amarante o verso "é que a sorte é preciso tirar pra ter". Isto é, quando você é pivete e diz "Vamos tirar na sorte" e joga par ou ímpar, ce tá tirando na sorte (acaso) pra ter sorte (boa sorte). Véi, só eu que acho isso genial?! É massa demais.
Foi quando eu lembrei que o sítio que meu pai [quase sempre eu escrevo pau em vez de pai. por sorte, ou acaso, eu corrijo depois] nasceu se chama Fazenda Ventura, porque na época os filhos não tinham dividido a Fazenda em 5, desde então se tornou sítio. Mas a tradição oral ainda chama o lugar de Ventura, e meu pau ainda tem um pedacim de terra por lá. Certamente a gente do Ventura não sabe o significado, mas a palavra Ventura mesmo vazia de significado é bonita.
Eu pensei hoje numas coisas sobre o Manoel de Barros e Murilo Rubião, porque me parece que gostar do Rubião e depois do Manoel tem algo a ver, porque um é realismo fantástico e o outro é fantástico que nega o realismo, mas depois um dia na vida se eu tiver sorte ou o acaso me proteger eu escrevo sobre.
Um beijos,
.
Bem aventurados os que porventuram
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
rasurado pelo
Jorge Teixeira
às
17:01
0
comentários
Enviar por e-mail
Postar no blog!
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Assinar:
Comentários (Atom)