Ontem eu entrei na Uol pra ver o que que tava pegando nesse mundo de meu Deus, achando que eu ia me deparar com notícias corriqueiras como a Tragédia em Paraitinga, as Férias do Lula de sunga azul, Seguro-desemprego bate recorde em 2009 e Dicas para contornar as escapadinhas da sua dieta. Mas as coisas estavam mais incomuns do que supunha a minha vã filosofia.
Primeiro que tinha uma foto duma mina muito gata quase tirando o biquíni numa foto de tamanho razoável, e a legenda: Escolha qual a mais gostosa que tirou a roupa em 2009. Pô, como que é isso? Gostosa é uma palavra que eu achava que era pra ser usada entre os seus amigos, primos, professores, vizinhos, etc. Nunca me ocorreu que eu fosse entrar numa das páginas mais acessadas da internet e que ela me disesse “E aí, qualé que cê acha que foi a mais gostosa que tirou a roupa em 2009, hein?!” Sem falso moralismo, mas não sabia que esse vocabulário era tão abrangente. E a coisa não parou por aí.
Ao lado, numa foto menor, tinha outra mina de óculos de sol na praia, em uma matéria da Viva Saúde: Exposição correta aos raios solares faz bem à saúde. Não existe besteira maior que “exposição correta aos raios solares”. Raio solar é raio solar mermão, todos nós debaixo do sol estamos em pé de igualdade diante da vitamina D. Evidente que é sempre bom usar um protetor solar e tal, mas expostos todos nós estamos, não tem certo e errado. Exposição correta aos raios solares é tão idiota quanto ouvir o médico dizer que você está dormindo errado. Não existe dormir errado, pegou no sono já era. Quer dizer, se o sujeito não sabe nem dormir o que ele vai fazer direito nessa vida?
Mas o dia das notícias improváveis não estava terminado. A Uol ainda noticiava uma matéria da revista Filosofia, que anunciava profeticamente: Marx já escrevia sobre a necessidade de cuidar do verde. Pronto, transformaram o Marx no mais novo ecochato da parada. Nunca ouvir falar que ele já foi ecologista, ou mandou algum e-mail pro Engels pedindo pra ele adotar um cachorro abandonado, ou escreveu o Manifesto do Partido Vegetariano nem que ele convocava os camaradas para se vestirem de alface e protestar no Fórum Mundial.
Daí eu desisti de ler qualquer coisa e fui jogar Colheita feliz. [Mentira]
.
